Apresentação

Bem vindos

Este espaço é dedicado a pessoas de diferentes linhas de pensamento, interessadas em participar de análises e reflexões sobre conceitos religiosos, culturais, políticos, sociais, ambientais e seus impactos no mundo moderno. Somos norteados por 16 Princípios que constituem a base da Filosofia Guaracyana. Dentre eles, destacamos aqueles que tratam da liberdade de expressão Espiritual. Não pretendemos alterar ou desclassificar qualquer tradição ou linha filosófica. Um dos objetivos da nossa busca é a compreensão das raízes mitológicas essenciais sobre as quais foi criada a organização sociocultural das antigas civilizações, e sua relação com o mundo contemporâneo. Em relação à dinâmica da evolução natural, sabemos que muitas coisas avançaram ao longo das eras, e outras permaneceram estagnadas. Tal fato pode ser claramente percebido na disparidade hoje existente entre o imenso avanço científico e tecnológico contraposto a fundamentos religiosos que, apoiados em dogmas imutáveis, pararam no tempo.


Quem, nos dias de hoje, adotaria em sua empresa os meios de comunicação utilizados no início do século passado? Quem, em sã consciência, daria preferência à medicina de cinqüenta anos atrás? Você estaria disposto a se entregar aos métodos odontológicos de Tiradentes, nosso Inconfidente? Não, com certeza. Muitos, no entanto, ainda se apegam a crenças fundamentadas em conceitos discutíveis, mas que, no entanto, se mantêm inalterados há milênios. Isso cria, no mundo atual, duas realidades distintas e contraditórias. Uma delas, progressista, tenta, através da Luz do conhecimento, elevar a expectativa de vida humana de quarenta anos, como era até poucas décadas atrás, para oitenta anos e até mais. A outra realidade, obscurantista, rejeita e combate o avanço das pesquisas para a utilização de células-tronco – tecnologia que poderá curar muitas doenças e salvar muitas vidas. Até que ponto esse tipo de confronto contribui, ou não, para a expansão da Consciência do Homem? Está claro que não podemos deixar de levar em consideração os vários aspectos Éticos envolvidos nessas questões. Mas, por outro lado, não podemos nos omitir diante de alegações retrógradas, apoiadas numa ética apenas relativa, criada para atender um só tipo de interesse.


Vários outros temas relacionados a questões cruciais do presente, tais como a do meio ambiente, a do desenvolvimento sustentável, a da responsabilidade social, a da arte como instrumento para o crescimento espiritual, também serão motivo de muita análise e discussão neste espaço. Ele está aberto para você. Participe. Plante aqui suas convicções, e colha conosco os Frutos Guaracyanos.


O Trigo